Grupo online para pais

Grupo online para pais

Período: De 17 de Outubro a 19 de Dezembro 2020.

Proposta:

Criado pela neurocientista britância Dra. Tamara Russell e pela psicóloga brasileira Raquel Lhullier este é um programa de autocuidado e compaixão específico para a parentalidade, que ocorre em 10 etapas e faz parte do trabalho intercultural e entre gerações: “Qual a cor do seu Dragão?” Ele fornece ferramentas práticas, acessíveis e baseadas no cérebro para facilitar o diálogo emocional entre gerações. É oferecido de uma maneira divertida, que se sobrepõe a uma forte base clínica e científica.


Base científica:”Qual a cor do seu Dragão?” é um método lúdico, simples e profundo, baseado em sólidos modelos teóricos psicológicos e neurocientífiicos, assim como nas trajetórias profissionais das autoras. Bases teóricas: combina os modelos teóricos: do Dr Paul Gilbert, o modelo Wendy Hasenkamp da rede tríplice de um momento mindful, o Body in Mind Training da Dra Tamara Russell e o modelo de Domínios Familiares de Jonathan Hill.

Modelo do grupo

DARLing. Porque DARLing? O Dragon´s Action Reflection Learning.é um modelo de ação, reflexão e aprendizagem dentro da linguagem dos Dragões. Com base em elementos do livro Aprendendo a amar os seus Dragões. Uma linguagem sobre emoções. Mindfulness entre gerações. Não é obrigatório estar com o livro em mãos mas ele vai lhe oferecer um grande auxílio nos encontros.


Formato:

Grupo fechado de 10 semanas na sequência. Você irá explorar: Uma compreensão clara dos três Dragões e o que eles representam. A capacidade de dominar essa linguagem por si mesmos. Práticas de autocuidado e de autocompaixão. Atividades criativas para lidar com as suas próprias emoções em momentos difíceis. Práticas relacionadas com os seus filhos para serem exploradas no cotidiano e em situações de emergência.


Venha fazer parte de uma comunidade crescente de pais, educadores e profissionais da área da saúde que estão usando esta linguagem no cotidiano no Brasil e no exterior.

Curiosidade Coragem e Compaixão!Informações e link de inscrição diretamente com Raquel Lhullier (53) 98124 9850

Vagas limitadas

DARLing para pais

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Hoje iniciamos um novo grupo do chamado DARLing para pais que possuem o livro:

“Aprendendo a amar os seus Dragões. Uma linguagem sobre emoções. Mindfulness entre gerações.”  DARLing faz parte do projeto Qual a cor do seu Dragão? (What colour is your dragon?)  O grupo não possui conotação de treinamento clínico ou treinamento para profissionais.

DARLing (Aprendizado de Ação / Reflexão) é uma metodologia de prática reflexiva utilizada para dar um suporte aos pais a desenvolverem confiança em compartilhar sua própria expressão criativa de atenção plena com seus filhos, com base no livro “Aprendendo a amar os seus Dragões. Uma linguagem sobre emoções. Mindfulness entre gerações.”

Os participantes irão explorar juntos em cinco sessões supervisionadas do conteúdo, seguindo 5 temas e aprendendo a linguagem dos Dragões à medida que avançam.

No final deste grupo, os pais terão:

• Uma compreensão clara dos três Dragões e o que eles representam.

• A capacidade de dominar a linguagem do dragão por si mesmo.

• Práticas de autocuidado

• Práticas importantes relacionadas a filhos e pais.

• Atividades criativas para lidar com as emoções em momentos difíceis.

• Fazer parte de uma comunidade crescente de pais que atualmente estão usando esta linguagem no cotidiano.

Formato:

O grupo DARLing será facilitado em Português, por Raquel Lhullier com a presença da Dra Tamara Russell

Os Encontros são semanais de 22 de Julho até 19 de Agosto pela plataforma Zoom das 18:30 as 20:00, totalizando 5 encontros de 1h 30 min cada.

A presença em todos os encontros é fundamental para a consolidação do conteúdo através das práticas. O grupo é fechado e o número de participantes é limitado

Alguns depoimentos do primeiro grupo do DARLing no Brasil:

“Eu recomendo o grupo porque é um ambiente seguro, sem julgamentos e rico em autoconhecimento e compaixão”

“A metodologia e linguagem dos dragões permite de uma maneira lúdica, praticável e muito eficaz, identificarmos nossos estados emocionais e processos de pensamentos no momento presente. Contribuindo assim enormemente para autoconsciência e melhora nos relacionamentos – interpessoais e consigo mesmo .

Inscrições:

https://www.eventbrite.com.br/e/darling-para-pais-acao-reflexao-e-aprendizado-tickets-111556903702?aff=eand&fbclid=IwAR06_1W0Wjdu065j3qfzy9Cu2Kv3SHpn7QOO6d84o-Gh68hzyObgbot7dwE

https://drtamararussell.com/about-dr-tamara/publications.html

http://www.raquelblhullier.com.br

https://www.whatcolourisyourdragon.com/

(53) 98124 9850 Raquel

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Eventos Qual a cor do seu Dragão? Educadores

Cabe a nós como indivíduos e cuidadores, enquanto terapeutas e educadores fazer o nosso melhor para gerenciar o nosso próprio estado mental.
Registro de workshop de ontem sobre como os Dragões podem ajudar na volta as aulas.
Ricas trocas com profissionais da Inglaterra. Precisamos ser realistas e encarar de frente os desafios para uma transição de volta as aulas seja quando for, em qualquer local do mundo.
Caso você se interesse em participar, na próxima semana iremos oferecer mais dois encontros em inglês.
Segue o link para inscrições:
A imagem pode conter: 3 pessoas

A casa que eu habito

“A casa que eu habito” Por Raquel Lhullier

“Aqui estou dentro da minha casa.

A casa de cada um de nós tem peculiaridades, histórias e marcas.

Muitos sentimentos, que são nossos e muitos que são da humanidade.

Neste espaço, da minha casa, existe uma distância física que nos afasta.

E uma conexão invisível que nos aproxima.

A minha casa é o meu corpo, são meus pensamentos e minhas emoções.

Em constante transformação,

Para dar mais espaço para novos sentimentos, consciências e hábitos.

Aqui estou na minha casa, sem saber até quando habitarei.

Um espaço confortável e seguro e ao mesmo tempo do não controle e incertezas.

E quando tudo isso acabar,

O que levarei e o que deixarei da casa que habitei?”

Raquel Barboza Lhullier 17/5/2020

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App autocuidado

Muito feliz em fazer parte deste time e contribuir com este lindo projeto como forma de agradecimento a vocês profissionais que estão na linha de frente.
Fernanda Prando Godoy, com a ajuda de muitos instrutores de mindfulness criou este aplicativo para os profissionais que estão na linha de frente do combate ao Corona vírus.

São áudios de meditações curtas e alguns exercícios para ajudar a manter a saúde mental e emocional de vocês , que estão em momento tão estressante , se arriscando por todos nós.

“Para baixar o App você pode fotografar o QR code que está numa das imagens ou clicar neste link
https://app.vc/autocuidado_2321695

O App irá abrir em seu navegador do celular, e então selecione a opção “compartilhar” e em seguida ,” adicionar à tela de início”.

O ícone do aplicativo ficará em sua tela do celular e toda vez que você o abrir, terá a versão atualizada ( sim, recebemos áudios frequentemente e eu vou atualizando o aApp)”  Fernanda Godoy

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Qual a cor do seu Dragão? Congresso em Toronto (Canadá)

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Eu e a Dra Tamara Russell iremos apresentar em Congresso de Toronto (Canadá) formato online em virtude do momento em que vivemos, no próximo dia 3 Maio! Será a sexta edição do congresso A Mindful Society

Informações do site do Congresso: “O tema deste ano ‘Nosso futuro presente’ foi selecionado como o tema do A Mindful Society 2020 porque fala da natureza inseparável de nossa consciência atual e de nosso futuro global. Eventos recentes tornaram isso mais urgente do que nunca. Nós estamos num cruzamento. Toda ação conta. A criação de um futuro mais consciente, compassivo e sustentável está ao nosso alcance – talvez agora mais do que nunca – e depende de nós.  Transmissão ao vivo 1 a 4 de maio de 2020”

Inscrições: https://amindfulsociety.org/

Qual é a cor do seu dragão? desenvolvido pela Dra Tamara Russell e Raquel Lhullier, é uma colaboração Brasil-Reino Unido que oferece suporte a famílias( e outros sistemas)  para desenvolver compaixão e inteligência emocional. Usando uma estrutura teórica baseada na neurociência dos três sistemas motivacionais do cérebro (ameaça, direcionamento e suavização), crianças e suas famílias são ensinados a perguntar “qual é a cor do meu dragão?” e aprender a regular seus estados motivacionais

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Dez estratégias simples de atenção plena para relacionamentos mais saudáveis durante o distanciamento social. Escrito por Mary Louise Morris

Tradução feita por Raquel Lhullier, do texto escrito por Mary Louise Morris*

O famoso psiquiatra e sobrevivente do Holocausto, Viktor E. Frankl, disse uma vez:

“Entre o estímulo e resposta, há um espaço. Nesse espaço está o nosso poder de escolher nossa resposta, e na nossa resposta está o nosso crescimento e a nossa liberdade.”

A habilidade de responder às situações em vez de reagir a elas é uma ferramenta extremamente poderosa que pode beneficiar todos os nossos relacionamentos. E a boa notícia é que cada um de nós tem a capacidade de aprender a responder em vez de reagir em nossa vida cotidiana. De fato, pais e professores com quem trabalho costumam dizer que é a habilidade mais valiosa que aprendem através de cursos de atenção plena (mindfulness).

Portanto, neste artigo, explicarei a diferença entre essas duas palavras e descreverei o impacto positivo que o conhecimento da diferença entre uma reação e uma resposta pode ter nos seus relacionamentos, especialmente durante esse período emocionalmente intenso de isolamento social durante o surto de coronavírus.

Ao conversar com meus alunos, ajudo-os a diferenciar, salientando que as reações geralmente têm uma qualidade dramática, enquanto as respostas são tipicamente calmas, com menos tom emocional. Exploramos essa diferença de maneira lúdica na sala de aula, verificando se podemos responder com calma a sensações desagradáveis, como comer pimenta malagueta vermelha.

A reação automática à intensa sensação de queimação é de pânico. Muitas vezes, os alunos gostam de pular de boca aberta e fazer um comentário sobre o que estão passando, acrescentando drama à intensidade. Quando tentam conscientemente responder à mesma sensação, permanecem calmos. Eles superam o pânico, lembrando-se de respirar, aterrando-se e recusando-se a acreditar que estão em algum perigo real: a queima em breve irá parar.

Aprender como nossas respostas funcionam em uma situação neutra como essa pode nos dar idéias e nos preparar para outras situações carregadas de emoção, como: quando nossos amigos nos incomodam ou nos aborrecem; quando nossos filhos nos desencadeiam; ou a raiva que os adolescentes sentem quando pensam que seus pais simplesmente não os entendem!

Essas respostas medidas vêm da parte sábia do nosso cérebro chamada córtex pré-frontal. É aqui que tomamos todas as nossas boas decisões. O problema é quando somos desencadeados por um perigo – como a situação atual do coronavírus – o córtex pré-frontal é inundado por hormônios do estresse como cortisol e adrenalina, e não podemos acessá-lo facilmente. Se quisermos evitar isso, precisamos praticar a resposta.

Aprender a responder nos ajuda mais em nossos relacionamentos. É aqui que geralmente caímos nos padrões habituais de “ataque e defesa”. Quando alguém faz ou diz algo que nos desencadeia, queremos revidar ou reagir com raiva ou mágoa. Eu chamo esses momentos vermelhos.

Agora que muitas famílias estão trancadas por um longo período, sem seus apoios ou saídas habituais, é provável que esses “Momentos Vermelhos” sejam amplificados e que as reações automáticas tenham mais probabilidade de acontecer.

Então, como podemos capturar nossas reações automáticas e transformá-las em respostas criativas com maior probabilidade de manter a harmonia na família?

Aqui estão alguns passos que você pode seguir.

1. Diminua suas expectativas de si e do outro. Você já está lidando com muito. Passar  por tudo isso funcionalmente e emocionalmente é bom o suficiente nessa situação.

2. Fale sobre sentimentos, especialmente os difíceis. Pergunte a si mesmo, como me sinto? Veja se você pode rotular o sentimento (essa é uma estratégia conhecida como “nomeie para domar”). Crie espaço na família para reconhecer e normalizar todos os sentimentos, sem culpa ou vergonha. Com as crianças, isso pode ser feito através de contação de história.

3. O que você precisa? Pergunte a si mesmo: “O que eu preciso agora?” Estar ciente de nossas necessidades pode nos ajudar a expressá-las para outras pessoas. Isso pode variar de: ‘Mamãe precisa de um pouco de espaço agora’ a ‘Eu realmente preciso de um abraço’. Os conflitos geralmente surgem devido a necessidades não atendidas ou não expressas. Nem sempre é possível atender às necessidades de todos, mas reconhecê-los pode ajudar a acalmar os nervos desgastados.

4. Mova seu corpo, qualquer tipo de movimento, ioga, dança, pular, é uma boa maneira de liberar hormônios do estresse do corpo e ativar hormônios de bem-estar.

5. Faça uma pausa e sinta seus pés no chão … então, se você for acionado por um membro da família, basta fazer uma pausa, respirar e sentir seus pés. Os pés são a coisa mais distante do seu rosto vermelho flamejante e sentimentos de estresse. A pausa também ajuda a dar à parte sábia do cérebro tempo para reagir com uma resposta, antes de fazer ou dizer algo do qual possa se arrepender.

6. Faça uma pausa … se os Vermelhos são muito intensos e esmagadores, fazer uma pausa e se afastar fisicamente da cena pode ser uma resposta sábia. Isso pode significar trancar-se no banheiro por um tempo para “dar tempo ao fogo para morrer”. Quando você for realmente hábil, fará uma pausa antes de precisar dela.

7. Seja gentil consigo mesmo ou com quem estiver chateado. São tempos que nos exigem muito, por isso é normal ficar chateado, com medo, oprimido, irritado e estressado. Em momentos difíceis, colocar a mão na área do coração pode parecer muito reconfortante e desencadear a ocitocina (o hormônio do carinho). Fale gentilmente consigo mesmo ou com seus sentimentos. Você também pode modelar como fazer isso pelos seus filhos. Isso é chamado de amizade.

8. Ruptura e reparo, nenhum de nós é perfeito. Portanto, se você o perder com um membro da sua família, não se desespere. Quando o perdemos, muitas vezes somos inundados com sentimentos de fracasso, vergonha e decepção conosco mesmos. Portanto, o primeiro passo é ser gentil consigo mesmo – veja o Passo 7! Então, assumir a sua parte na ruptura e pedir desculpas por isso pode ajudar a reparar o relacionamento. Quando tratados dessa maneira, os pontos de inflamação da família podem oferecer a oportunidade, não de romper os laços familiares, mas de fortalecê-los.

9. Pratique a generosidade, se alguém ficar chateado com você, antes de gritar com ele, respire fundo e tente esta frase de ouro: “Sinto muito, você se sente mal, há algo que eu possa fazer ou dizer para fazer você sentir-se melhor.”

10. Permissão para descansar. Os pais estão sendo inundados com coisas criativas e acadêmicas relacionadas ao seu filho durante o confinamento. Lembre-se de descansar talvez tão importante quanto todas essas atividades durante esse período de incerteza. O descanso ajudará você a permanecer positivo e a manter a calma e continuar.

Por fim, vamos ser realistas: reconhecer a diferença entre reação e resposta não é fácil. É preciso prática. No entanto, apenas dez minutos de prática da atenção plena (mindfulness) por dia podem nos ajudar a desenvolver essa habilidade. E é uma habilidade que você pode usar ao longo da vida em todos os relacionamentos, de família a amigos, vizinhos a colegas, que permanecerá útil por muito tempo após o término do distanciamento social.

* Mary Louise Morris 

Professora de mindfulness com mais de 15 anos de trabalho em estreita colaboração com escolas no Reino Unido. Membro da equipe dos Dragões ao lado de Tamara Russell (Inglaterra), Tony Langford (Inglaterra) Raquel Lhullier (Brasil)  e Delphine Perrot (França).

Ela trabalhou em um nível de gerência sênior em três instituições de caridade para crianças no Reino Unido e tem mais de 20 anos de experiência no treinamento de adultos e crianças em uma ampla variedade de assuntos. Mary Louise é professora credenciada no Programa Mindfulness In Schools (MISP), qualificada para ensinar adultos (.b Fundações) e alunos (.b). Ela também concluiu um treinamento para professores em Redução do Estresse Baseado em Mindfulness, no The Center for Mindfulness da Universidade de Bangor. MaryLouise treina funcionários da escola em bem-estar desde 2008. Ela realiza 8 semanas de cursos para ajudar a incorporar práticas de conscientização nas escolas e tem um forte interesse em psicologia positiva. Ela coordena o Happy Coffee, com sede em Londres, para a caridade Action for Happiness. Ela também desenvolveu um treinamento especialmente para adolescentes chamado My Digital Mind, com foco no bem-estar digital para alunos com mais de 14 anos.

Saiba mais sobre os Dragões:

Em português e inglês: https://www.mindfulnesscentreofexcellence.com/dragons-at-santa-monica-school-sharing-what-colour-is-your-dragon-with-young-people/

Contato de Mary Louise  wellbeing@goodtobe.co.uk

What Colour is your Dragon?

http://www.goodtobe.co.uk/jottings/2020/4/14/ten-simple-mindfulness-strategies-for-healthier-relationships-during-lockdown-plus-the-golden-sentence-that-can-help-calm-conflict?fbclid=IwAR1WYLlJjdoVz76Q4t6aGPg92HiZjc6GapZEjgLxbIbJvuGNsOBjEWbvQ18

fabienne-hubener-rPPMQ-Z6jto-unsplash.jpgO que fazer quando as coisas esquentam demais? Imagem de fabienne-hubener